01
Jan

Coral vivo vai pintar 2019

A cor do próximo ano é a proposta da Pantone para dar resposta à presença crescente da tecnologia na sociedade. Com a referência 16-1546, o Coral Vivo chega para proporcionar «mais leveza e luminosidade» ao ano que se avizinha, assegura a guardiã das tendências de cor à escala global.

Depois do Rose Quartz em 2016, do Greenery em 2017 e do Ultra Violet em 2018, o tom 16-1546, mais conhecido como Living Coral (ou Coral Vivo), foi escolhido como a cor de 2019 por se tratar «de um tom coral animador e vivaz com um subtom que energiza e anima», explica a Pantone.


«Em resposta à crescente invasão das redes sociais e da tecnologia no nosso quotidiano, andamos à procura de experiências autênticas e imersivas, que transmitam conexão e intimidade», afirma Leatrice Eiseman, vice-presidente do Pantone Color Institute. «No centro do nosso ecossistema, vívido e cromático, o Pantone Coral Vivo é uma expressão de como as barreiras de coral providenciam abrigo para um caleidoscópio de cor», destaca. Eiseman refere ainda que «a cor melhora e influencia a forma como experienciamos a vida. O Coral Vivo reforça como as cores podem incorporar a nossa experiência coletiva e refletir o que está a acontecer no mundo num momento específico».

Há cerca de duas décadas que a Pantone anuncia a cor do ano, com base numa análise de tendências. Durante o ano, os especialistas analisam influências cromáticas ligadas às mais diferentes áreas, desde a indústria do entretenimento a artistas, passando por fatores socioeconómicos, novas tecnologias e eventos desportivos relevantes.