Força, Alma e Design

Força, Alma e Design

DataNovembro 2017
LocalizaçãoLisboa, Portugal
CategoriaComercial

A COPERONYX® impôs a si mesma o desafio de criar um concept de uma loja “Collezione Automobili Lamborghini” que faça jus à marca. No entanto, para isso ser possível, foi preciso conhecer um pouco da história da Lamborghini.

Ferruccio Elio Arturo Lamborghini fundou em 1948 a Lamborghini Trattori, tornando-se rapidamente num importante fabricante de equipamentos agrícolas. A sua assertividade, energia e ideias inovadoras, permitiram a realização de sonhos que tinha em mente, como sejam: criar carros desportivos e fazer frente a Enzo Ferrari. Esta mudança de paradigma, passando da produção de tratores lentos para a produção de carros desportivos rápidos, permitiu o lançamento do Lamborghini 350 GTV. Esta competitividade automobilística, entre estas duas marcas, promoveu a criatividade, a inovação, o design e o desenvolvimento tecnológico, que são pontos fortes aos dias de hoje na Lamborghini e reconhecidos pelos seus clientes.

Pablo Picasso criou o “Touro”– (Bull) no Natal de 1945, que é um conjunto de onze litografias que se tornaram um master class no desenvolvimento de uma obra de arte académica em abstrato. Nessas onze litografias, todas resultantes de uma única peça, Picasso disseca visualmente a imagem de um touro. Cada imagem representa uma fase sucessiva de um processo tendo em vista encontrar o absoluto “espírito” da besta. É como se ele caminhasse de frente para trás, do acabado para o esboço.

Na última litografia, Picasso reduz o touro a um contorno simples que é tão cuidadosamente feito através do desenvolvimento progressivo de cada imagem, que captura a essência absoluta da criatura numa imagem tão concisa quanto possível e tão forte.

Esta essência absoluta é facilmente observada na Lamborghini, começando desde logo na escolha de nomes de touros de arena invencíveis – exemplo o Huracan, a utilização de um design unificador, excitante e extremo, por via de linhas diretas, definidas, superfícies suaves e planas, apoiando-se em formas geométricas, estando no seu ADN o hexágono e a forte aposta no conceito de luz através de LEDs, mantendo presente a alma de Ferruccio.

Em suma, neste concept da COPERONYX®, a linha de mobiliário, da assinatura do designer Eduardo Oliveira, em parceria com a COPERONYX ®, garante que todas as soluções apresentadas e aliadas ao design e arquitetura dos espaços, advêm da garantia da funcionalidade e seguem os princípios definidos acima.

Partilhar: